sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O desafio será lançado! Trabalhando com o sensor de cor e o protótipo escâner- 9ºs anos


Em equipe, vocês deverão construir um robô que eleve cargas a uma altura determinada por um código de barras aplicado no pacote a ser elevado. A caixa também deverá ser construída com as peças do kit, lembrando que essa caixa deve ser grande o suficiente para receber a etiqueta com o código de barras.

Objetivos da aula:

  1. Construir um protótipo baseado no sensor de cor;
  2. Investigar a programação que controla o funcionamento como se fosse um escâner;
  3. Trabalhar com a reflexão da luz;
  4. Conhecer como funciona um escâner e as tecnologias envolvidas.
Questões para análise: (responder nos comentários, identificando os nomes dos componentes da equipe, mesa, série e turma)

  1. Como este robô pode ser montado? O que vocês pensaram? Como ele deve funcionar?
  2. Que peças usar para que o robô apresente movimentos necessários para dar conta da tarefa solicitada?
  3. Como deverá ser a programação para que o sensor de cor faça a leitura do código?
  4. Quantos motores serão necessários?
  5. Faça uma breve narração da importância e utilidade do escâner nos dias de hoje.
  6. Como a equipe realizou o desafio? Tiveram dificuldade? O que acharam da aula?


8 comentários:

  1. 1- Com peças, mãos, scanner. Que a montagem vai ser divertida. Scanneando.
    2- Esteira, EV3, lagarta.
    3- Correta.
    4- 1
    5- Utilização em empresas, na medicina, evolução do aparelhos, facilitar o dia-a-dia das pessoas.
    6- Montado o robô. Não. Produtiva.

    ResponderExcluir
  2. 1- Juntando peças e as conectando, tem que ser um equipamento que carregue cargas,Motor, sensor de cor
    2-Motor e sensor de cor
    3- Usar a variável do sensor de cor, caso leia de 1 a 3 cores fará um barulho, se ler 4 ou 5 cores fará outro barulho, tudo isso em um ciclo.
    4- 2
    5- Precisamos muito, por exemplo para entrar no colégio com a carteirinha escolar, para passar os alimentos no super mercado.
    6- Não acho que queira saber o que achamos da aula...
    Grupo da mesa 6:
    Amanda
    Antonio
    Rennan
    Ryan
    Vanessa
    vlw flw

    ResponderExcluir
  3. 1-Ele utiliza dois motores, um para mover o sensor de cor, e outro para mover a carga e carrega-la no local certo.
    2-Dois motores grandes, para que ele mova o sensor e identifique a carga certa.
    3- ele ira usar o bloco variável, para que ele armazene um dado e, segundo faça a função necessária, e depois volte a posição original.
    4-dois.
    5-O escâner é importante porque ele pode passar documentos importantes para um computador, as lojas com os valores dos produtos vendidos.
    6-Foco.

    Grupo: Lucas José, Germana, Ana Victoria, Sandy e Fernanda.

    ResponderExcluir
  4. 1- Ele deve ser um equipamento que transporte carga
    2- Sensor de cor, leitor de código de barras, peças para que eles se movam.
    3- O deve-se fazer com que o sensor de código de barras funcione e que a luz possa ser captada.
    4- 2 motores. Ou 3, caso a pessoa queira uma força extra.
    5- Eles nos ajudam a ler alguns objetos, como a carteirinha na escola, o alimento no mercado, roupas, contas a ler no banco e etc.
    6- Nossa dificuldade é foco. Ou seja, acaba sendo estressante.
    9 D

    ResponderExcluir
  5. EQUIPE:
    GIOVANNA BARRETO FONSECA
    LAURA HIPÓLITO
    ISABELLE OLIVEIRA
    ARTUR CABRAL
    MESA :8
    1:Um sensor de cor e um motor para trabalhar o sensor.
    2:Os motores que se movimentam de acordo com o sensor de cores.
    3:Usar variável do sensor de cor caso leia de um a três cores faça um barulho
    4:Tem dois motores
    5:Quando passa a carteirinha de estudante, escanear documentos
    6:a dificuldade foi mediana a aula foi muito boa

    ResponderExcluir
  6. Mesa:9 Integrantes: Larissa, Thamires,Yasmin Dias e Iasmin Lima
    1. Utilizando o kit do motor Ev3, os dois motores trabalhando parelelamente, um fazendo a leitura e o outro aguarda a leitura para empilhar as cargas
    2. Montado com dois motores, um motor para o sensor de cor e o outro para a movimentação do código de barras para cada departamento pedido
    3. O motor um trabalha com uma variável para o sensor de cor levando o outro motor ao andar específico,se identifico um sensor de cor vermelha, ele leva para o departamento específico.
    4. Dois ou três motores.
    5.Encontramos muito facilmente no dia a dia, com muita praticidade.Facilitar no manuseio do supermercado e vários outros lugares
    6.Foco

    ResponderExcluir
  7. Mesa 8
    Alunos:José Vitor
    João Felipe
    Eduardo

    1-Nós pensamos em criar um elevador,no qual a plataforma que tiver objeto designado irá subir e descer.
    2-Usamos os pneus para serem as engrenagens do elevador,fazendo o movimento de descida e subida,e o motor levando o objeto de cima para baixo e vice versa.
    3-Usando o slot de sensor de cor,colocamos os 2 motores de força e movimento para o motor que irá desempenhar a função de movimento da plataforma(subindo e descendo).
    4-Dois motores.
    5-Com a função de analizar e escanear,desempenha muitas tarefas importantes como de imprimir uma imagem,tirar xérox de livros,revelação de imagens,etc.
    6-Achamos a aula legal e não tivemos dificuldades,com a equipe unida e focada para realizar o trabalho com êxito e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Mesa:6
    Integrantes:Roberta,Lavínia,Beatriz e Ana Carolina
    Turma: 9 ano A
    1-Com o kit do motor Ev3. Ele serve para colocar caixas nas prateleiras de supermercado. Você coloca a caixa, ele levanta e coloca no lugar.
    2-Com um motor para o sensor de som.
    3-O sensor de cor serve para ver se as caixas com produtos está no local certo.
    4- 2 motores.
    5-Para se ter noção de quantas coisas você tem em um determinado local.
    6-Com união. Não. Interessante.

    ResponderExcluir