quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Como preparar e fazer uma postagem no Blog? Dicas para a postagem no blog "Arqui Centro Aju"

fonte da imagem: http://goo.gl/oFh4FK
Para um postagem eficiente é preciso apenas manter a coerência e clareza na composição textual, se possível, criando uma relação com ilustrações, fotos ou vídeos. Uma forma interessante de fazer isso é através do método de perguntas imaginárias. Sem esquecer de ressaltar o assunto norteador do projeto “Eu e o Arqui Conectados com o Mundo”.

O que é o método das perguntas imaginárias?
Se tivermos em mente algumas perguntas imaginárias, as consequentes respostas farão parte da composição textual com clareza e coerência necessárias para uma postagem eficiente e atrativa.

E quais perguntas devo elaborar?O primeiro passo é fazer um pequeno exercício de empatia e se colocar no lugar de uma pessoa que não sabe nada sobre a postagem ou blog que receberá o conteúdo.

Quais são as possíveis perguntas?As perguntas podem variar de acordo com a abordagem a ser apresentada na postagem. Seguem abaixo algumas perguntas mais genéricas:
  1. Qual o assunto da postagem?
  2. Qual a relação atual ente o assunto escolhido pelo grupo e os meios de comunicação?
  3. E no passado, essa relação era muito diferente? 
  4. Qual a opinião (pessoal/grupo) sobre essa evolução?
  5. E no futuro, como seria essa relação?
E como transformar um questionário numa postagem?A composição textual pode ser uma compilação dessas respostas e com criatividade é possível brincar com a ordem das respostas, sem alterar o conteúdo da postagem.

Vamos exercitar?
Qual o assunto da postagem?Nosso grupo escolheu o assunto Artesanato para desenvolver as atividades do projeto. Vamos falar sobre a influência do avanço tecnológico dos meios de comunicação no trabalho dos artesãos. “Artesanato na era digital” será o título da nossa postagem.

Qual a relação atual ente o assunto escolhido pelo grupo e os meios de comunicação?Os recursos de informação e comunicação servem para guardar os registros de ‘como fazer’, e assim, garantir que outras pessoas consigam aprender as técnicas artesanais.
Outro ponto importante é divulgação para a venda de peças, tanto individualmente quanto através de cooperativas e associações.

E no passado, essa relação era muito diferente? No passado, não haviam tantos registros do passo-a-passo, a maior parte desse conhecimento era passada informalmente.

Qual a opinião (pessoal/grupo) sobre essa evolução?A evolução dos recursos de informação e comunicação trouxeram grandes benefícios aos artesãos. Através da internet, em blogs e redes sociais é possível divulgar as criações dos artistas e artesãos.

E no futuro, como imaginam essa relação?Com o aprimoramento e consequente barateamento não será surpresa surpresa o uso de mecanismos de impressão 3D associados ao trabalho manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário