sexta-feira, 4 de julho de 2014

Tecendo mais sobre a parceria com o Sistema Aymará Educação


A parceria com o Sistema Aymará Educação está dando o que falar, pois todo o material didático, serviços e produtos são planejados para a efetivação da formação do nosso aluno!!!

A literatura, as competências essenciais ao cidadão do século 21 e a tecnologia estão presentes nas atividades desenvolvidas em salas. O principal objetivo dessa parceria foi e é a formação do aluno! Fazer dele um aluno protagonista, capaz de se reconhecer, de articular os saberes na vida real, de utilizar a tecnologia de forma colaborativa, de superar os futuros desafios do universo profissional, leitor de mundo e de múltiplas linguagens através de dinâmicas e atividades planejadas de acordo com a faixa etária de cada um.

Além do material didático e todo o suporte do Sistema, temos os recursos tecnológicos que são fundamentais em todo o processo. Para a Educação Infantil temos os tablets,  por meio de vídeos, minijogos, contador de histórias e versões digitais e interativas das narrativas literárias, os alunos são desafiados, de forma lúdica e envolvente, a exercitar o pensamento lógico, a criatividade e a interação. Além disso, estão totalmente articulados aos livros e ampliam os conhecimentos e conceitos neles desenvolvidos. Plug, ambiente virtual, facilitadora e amigável, que procura mobilizar efetivamente a comunidade escolar em torno dos objetivos citados acima.



Para o Ensino fundamental, temos o Plug Escola Inovadora que favorece a integração de múltiplas mídias, linguagens; compartilhamento de projetos; o trabalho com múltiplos cenários de aprendizagem, promovendo a reflexão e a tomada de decisões, entre outros. É um ambiente virtual de aprendizagem que permite a construção de conhecimentos de forma colaborativa. Incentiva a interação entre alunos e professores por meio de uma rede social educacional monitorada e contribui para a articulação dos saberes das várias áreas do conhecimento. 

Os recursos virtuais do Plug integram, de modo convergente, linguagens midiáticas e ferramentas tecnológicas já utilizadas pelos alunos fora do contexto escolar, permitindo a socialização de suas produções, com a mediação didática do professor. Os alunos têm acesso a ferramentas interativas, projetos didáticos virtuais e outras atividades adequadas a cada faixa etária. As turmas são mobilizadas a participar de situações de aprendizagem que extrapolam os livros Literatura, Leitura e Reflexão, Áreas do Conhecimento, Competências do Século 21, Identidade e Expressão, além do Livro dos Desafios, o que facilita a articulação entre os conteúdos e as abordagens do Programa Escola Inovadora.

A Educação Tecnológica entende e trabalha em prol da integração de todos esses recursos e produtos, auxiliando toda a comunidade escolar na utilização e preparação de todos. Faz parte também de nossa proposta de trabalho, conscientizar e preparar nossos alunos para aprendizagem online e fazer desses ambientes uma extensão e complementação da sala de aula, pois a inclusão das mídias, acessos, produções, interações nas redes e nuvens nos currículos escolares se faz necessário, uma vez que desenvolvemos habilidades e competências específicas e necessárias para tratar com as novas tecnologias da informação e comunicação. Portanto, é nossa função preparar os alunos para refletir, pensar, resolver problemas e contextualizá-los, e assim, obter respostas às mudanças referentes aos avanços tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário