quinta-feira, 3 de julho de 2014

A COPA na NOSSA Sala de Aula!!

Com um dos maiores eventos esportivos do mundo acontecendo no Brasil, não poderíamos deixar de trabalhar em sala com nossos alunos, explorando-o de diversas formas, por ser um assunto que interessa a todos por diversos motivos. É nosso dever e obrigação, enquanto educadores abordar questões importantes para o aprendizado dos alunos, levando-os a refletir, opinar e ter atitude.


Trabalhamos com toda a Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental, nas aulas da Educação Tecnológica. Para cada série e nível, desenvolvemos atividades explorando "A Copa do Mundo" de forma que integrasse também as nossas necessidades. Na Educação Infantil, além do mesmo através do projeto “Viajando pelo mundo mágico no país da copa” abordamos também a alimentação saudável, atividade física, esporte, socialização, o jogo, as brincadeiras infantis, etc. Conheceram através de sites, histórias, vídeos e músicas a história da Copa e mascote. No final do projeto, desenvolvemos um móbile com toda a participação dos alunos que fizeram e representaram suas ideias e entendimentos nos arquivos do editor gráfico.






Com o Ensino Fundamental, trabalhamos de forma crítica de modo que os alunos no tempo, nível e entendimento deles, fossem questionando e fazendo suas próprias análises assim como explorar também as ferramentas tecnológicas. Como objetivos tivemos:

• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas dos países que participam (explorar aplicativos, Google maps, Google earth, imagens);

• Conhecer a história das copas, como surgiu, qual a importância, o que muda para nós, quais os benefícios, fatores positivos e negativos;

• Ressaltar a importância do nosso país em sediar a Copa;

• Trabalhar em sala explorando os mais variados contextos para o aprendizado deles: Ética e cidadania, pois todo campeonato/competição tem que haver harmonia, paz, trabalho em equipe, colaboração...Meio Ambiente, o que muda nos lugares que terão a copa? Teve benefício, por quê? Foi suficiente? O que tem de negativo? Como fica o ambiente antes e depois da copa? A pluralidade cultural, leitura com ricos textos, músicas e poesias. Através de poesias, músicas, vídeos, filmes, aplicativos, softwares e jogos educativos exploramos todo o conteúdo em sala.

Na Robótica, com os alunos dos 6ºs e 7ºsanos, exploramos o tema com futebol!!! Isso mesmo, com o objetivo de promover a interação lúdica entre os alunos da turma e por se tratar da última quinzena de aula para as férias, nada melhor que unir tudo.  Segue abaixo nosso planejamento de aula seguido de alguns registros fotográficos:


Sugestões de montagens
●     Pega-pega
●     Carrinho bimotor
●     x-bolt
●     Localizador

Programação
Aplicativo Android NXT Remote Control (sugerimos aos alunos para baixar o aplicativo antes da aula)

Contextualização
Apresentação multimídia com coletânea de imagens de acordo com os itens abaixo:

Multiculturalidade: faremos uma copa e o que podemos tirar de lição?
1.    O esporte número um em preferência nacional
2.    As prioridades do Brasil (economia)
3.    Onde poderia ser investido o dinheiro da copa
a.    educação
b.    saúde
c.    desenvolvimento urbano                       
Obs.: argumentar sobre contato com várias realidades do mundo

Método
●     Receber os alunos com a música sobre o futebol e durante a partida deixar tocando também;
●     Gerenciar a organização dos grupos em número par, favorecendo a formação dos times para a partida;
●     Contextualização: apresentação com argumentos sobre Copa no Brasil;
●     Apresentar a postagem no blog e orientar para o preenchimento do formulário
●     Orientar para a montagem de acordo com as sugestões acima;
●     Efetuar conexão dos bots com o aplicativo NXT Remote Control.
●     Orientações sobre a partida
○     Cada equipe montará um robô jogador seguindo as sugestões de montagem (em caso de dificuldade com a montagem orientar para o carrinho bimotor)
○     Dividir a sala em dois grupos, e enfatizar a amizade na disputa (clima de cordialidade e respeitos entre os participantes)
○     Serão duas partidas de 3min cada, com intervalo para ajustes nos bots (o gerenciamento do tempo será de acordo com o ritmo da aula, sugestão: dois tempos de 3min ou um de 5min)
○     Não serão permitidos goleiros ou robô obstruindo o gol;
●     Mediação final
○     Ponderar sobre a violência, preconceito e intolerância;
○     Avaliar generalizadamente o comportamento e o desenvolvimento do trabalho das equipes;
○     Elogiar o feito dos alunos (mesmo com aspectos negativos);
●     Orientar para a organização dos kits seguindo as fichas das maletas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário