quarta-feira, 23 de abril de 2014

Artes, Música e Robótica: Apresentação dos trabalhos de pesquisa

Na última quinzena de Robótica, explorando as disciplinas de Artes e música, os alunos dos 7ºs anos receberam uma missão muito importante: Escolher um estilo musical, pesquisar e apresentar em sala. Com base no texto e proposta em sala de aula, qual o "canto" de vocês?                      

               
  •        Grupo 01: Gabriela Mundim, Izadora Bianchini, Maria Luiza, Luan Lucas, Bárbara Matos

Origem: Brasília, DF
Gênero: Pós-punk, rock alternativo, new have, punk rock, folk rock, rock progressivo
Período de atividade: 1982-1996
Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos . Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso.

Música escolhida: Que País é esse?
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?





  • Grupo 03: Isabelly, Luana, Mariana, Bárbara Deda

Capital Inicial
Capital Inicial é uma banda de rock brasileira formada em Brasília, Distrito Federal, em 1982, depois que o grupo Aborto Elétrico encerrou as atividades, dando início também à banda Legião Urbana. A banda é composta pelo vocalista e guitarrista Dinho Ouro Preto, o baixista Flávio Lemos, seu irmão o baterista Fê Lemos, o guitarrista Yves Passarell e, pelos músicos de apoio Robledo Silva (teclado e violões) e Fabiano Carelli (guitarra e violão). Nos últimos anos sofreu grandes modificações em seu estilo, tendo como maior influência o rock inglês.

Música escolhida:
Depois da Meia Noite
Capital Inicial
Dias de verão e noites de inverno
A cidade às vezes é um inferno
Criei então um universo
Onde tudo era perfeito e feito pra nós dois
Passamos muito tempo sentados na calçada
Falando sobre tudo e não dizendo nada
Seu sorriso vale mais de mil palavras
Deixa que o futuro fica pra depois
Depois da meia-noite (depois da meia-noite)
Nós acendemos as luzes da cidade
Nos abraçamos e ficamos juntos
Até nascer o sol
Noites de verão e dias de inverno
Poucos minutos parecem eternos
Você sabe, eu não sei mentir
Esse mundo perfeito nunca vai existir
Não quero esquecer as noites viradas
Falando sobre o mundo até a madrugada
Nos seus olhos eu vejo a verdade
Faça o que você fizer, diga o que você quiser
Depois da meia-noite (depois da meia-noite)
Nós acendemos as luzes da cidade
Nos abraçamos e ficamos juntos
Até nascer o sol
Por quanto tempo só nós dois?
Por quanto tempo só nós dois?
Por quanto tempo só nós dois?
Depois da meia-noite (depois da meia-noite)
Nós acendemos as luzes da cidade
Nos abraçamos e ficamos juntos
Até nascer o sol
Depois da meia-noite (depois da meia-noite)
Nós acendemos as luzes da cidade
Nos abraçamos e ficamos juntos
Até nascer o sol
Depois da meia-noite (depois da meia-noite)
Depois da meia-noite (depois da meia-noite)
Depois da meia-noite
Depois da meia-noite



  • Grupo 05: Gabriel André, Antônio de Assis, Kaíque e Ravi

Origens do Rock
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos de 50. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o Rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do Rock era o acompnhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo.



  • Grupo 06: Raphael Gomes, Lucas Tavares e João Pedro

Rock
Rock (ou roque) é um termo abrangente que define um gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta e que, por sua vez, evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências foram combinadas em uma estrutura musical simples baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".






 Grupo 08: Paulo Sidney, Victor, Ana Beatriz e Hector

Pop Rock
O pop rock é um gênero musical dançante que mistura elementos da música pop com rock, num estilo popular, com atitudes calmas e um som suave. Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950). Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. Outros gêneros do rock, que surgiram entre os anos 60 e início dos anos 70, são o rock psicodélico, o rock progressivo, a ópera-rock e o folk-rock. Nos anos 70 houve a divisão entre o pop e o rock. A música mais leve e orientada para o consumo foi chamada de pop, enquanto o rock mantinha suas origens. Ao mesmo tempo, surgiram bandas que ultrapassaram os subgêneros, transformando-se em ícones do pop rock, como U2 e R.E.M.

Grupo 09: Thiago, Igor, Rodrigo Ferreira e Paulo Daniel
Música Eletrônica
Música electrónica ou eletrônica  (AO 1990: eletrónica/eletrônica) é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrónicos, tais como sintetizadores,gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação. Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um gênero musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como otechno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). Atualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.
Originalmente relutada por ter sua tecnologia evoluída muito mais rapidamente que sua estética, só passou a ter princípios e tradição após a Segunda Guerra Mundial, com o trabalho de franceses na música concreta e de alemães na Elektronische Musik.
obs.: É importante salientar que, por definição, música eletrônica é toda música criada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos. Entretanto, a partir da grande popularização da música eletrônica dançante a partir da década de 1980, esta passou a ser conhecida pelo público geral pela denominação simples de música eletrônica, o que prevalece até hoje.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
Link: http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/que-pais-e-esse.html#ixzz2zcvitsMo
blogdatiadanitecnologica.blogspot.com






No início ou no final de cada aula durante essa semana, as equipes apresentam a síntese do que pesquisaram. O objetivo dessa atividade é também prepará-los para a pesquisa, gerenciamento de funções e as habilidades de cada um de acordo com a divisão de tarefas. Depois de cada apresentação, damos um feedback de cada uma motivando-os e preparando-os para os próximos trabalhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário