Nova quinzena, novo conteúdo! Essa semana, os alunos dos 8ºs anos trabalharão com o fenômeno de persistência visual ou persistência retiniana. Através da construção do mecanismo e sua programação, eles visualizarão a persistência com a imagem do pássaro e da gaiola.
Vamos entender mais sobre o assunto abordado?
Persistência da visão, persistência retiniana ou retenção
retiniana designa o fenômeno ou
a ilusão provocada
quando um objecto visto pelo olho humano persiste na retina por
uma fracção de segundo após a sua percepção.
Assim, imagens projetadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na
retina sem interrupção.
Segundo essa teoria, ao captar uma imagem, o olho humano
levaria uma fracção de tempo para "esquecê-la". Assim, quando os fotogramas de
um filme de cinema são projetados na tela, o olho misturaria os fotogramas anteriores
com os seguintes, provocando a ilusão de movimento: um objecto colocado à
esquerda num fotograma, aparecendo à direita no fotograma seguinte, cria a
ilusão de que o objecto se desloca da esquerda para a direita.
Análise da aula:
- Vocês já tinham ouvido falar na persistência visual? O que acharam?
- Como foi o trabalho em equipe?
- O efeito de persistência visual foi observado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
- Como resolveram a programação?
+Não,Nunca Tinha Escutado Falar.Achei Muito Interessante e e Curioso.
ResponderExcluir+Ocorreu Muito Bem Todos Trabalhamos Juntos 2 na Programação e 2 na Construção.
+Sim.Devido A Ilusão De Ótica Que Se Dá Por Causa do Elemento 'Loop'.
+Por Meio do Livro,Que Nós Ajudou Bastante.
A montagem foi boa 8 ano b mesa 1
ResponderExcluirA montagem foi legal 8 ano b mesa 1 componentes:Luan,João Victor,Victor
ResponderExcluir8b-mesa7(Marcela/Anna Júlia/Manoely/Nycolle)
ResponderExcluirresposta
1-Sim.Legal.
2-Chato 3-Não.Ainda não fizemos 4-Fazendo e olha foi difícil
. Vocês já tinham ouvido falar na persistência visual? O que acharam?
ResponderExcluirSim, é uma maneira muito divertida e dinâmica de apresentar aos alunos como o nosso olho funciona, além de servir muito bem em simples brincadeiras ou pegadinhas, como a Monga
. Como foi o trabalho em quipe?
Todos foram muito bem e trabalharam se ajudando, além de cumprirem suas funções
. O efeito de persistência visual foi observado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
Sim, nós vimos o pidgey (vulgo pássaro) dentro da gaiola
. Como resolveram a programação?
Clica no botão e ele começará o loop, onde o motor começa a rodar e depois quando for acionado novamente, ele interrompe o loop e o motor
8° ano "B" - mesa 6 (Arnold Machado, Manoel Thomaz, Letícia Miranda, Lorena Teles)
Vocês já tinham ouvido falar na persistência visual? O que acharam?
ResponderExcluirJá ouvimos falar sobre. Muito interessante
Como foi o trabalho em equipe?
Muito bacana.
O efeito de persistência visual foi observado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
Sim, O Pássaro pareceu estar dentro da gaiola.
Como resolveram a programação?
Regulando a velocidade.
"8B" Mesa:2 (Peter/Pedro/Moisés)
Grupo:Ayres,Daniel,Guilherme e Iúna
ResponderExcluir-Não.Nada interessante
-Legal.
-Sim.Olhando para o passaro
-Perguntando para o professor
Esse trabalho precisou de bastante atenção,com bastantes erros,ou seja,a atenção do grupo teria que ser usada em todos os pontos da montagem,mas entretanto o trabalho de equipe foi bastante utilizado.
ResponderExcluir8B-mesa 05(Giulia,Laisa e Cauã).
Vocês já tinham ouvido falar na persistência visual? O que acharam?
ResponderExcluirSim, muito legal
Como foi o trabalho em equipe?
Foi bastante usado, pois tivemos que analisar cada passo da montagem, para fazer uma programação ideal.
O efeito de persistência visual foi observado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
Sim. O pássaro parecia estar dentro da gaiola.
Como resolveram a programação?
Regulando a velocidade ate chegar ao ponto certo que queríamos.
8C mesa 05 (Maria Eduarda Poderoso, Leticia Mendes, Laysa, Marcela)
1-nao.Interessante
ResponderExcluir2-foi facil
3-sim,pois conseguimos fazer a ilusao de otica
4-olhando o livro
mesa1\componentes:Pedro Luiz,Gabriel,Joao Barreto,Joao Victor 8° ano C
.Não, nunca escutei.Achei muito interessante.
ResponderExcluir.trabalho em equipe,muito coordenativo,muito bom.
.sim,testando o rôbo.
.Com pouco de dificuldade,mas conseguimos.
grupo:guilhermy,lazaro,marcos,icaro
ResponderExcluirachamos uma experiencia muito agradavel
o trabalho em equipe fluiu muito bem
sim.a ilusão ficou perceptivel
o grupo trabalhou muito bem
Não.Bem interessante
ResponderExcluirFácil e prático
Sim.Pois o pássaro eta dentro da gaiola
Configurando a rotação para que a ilusão fosse feita com sucesso
8ano "C"
8C - Mesa 06
ResponderExcluirGrupo: Antonio, Danilo, João Pedro V. e Micchael.
1- Sim. Achamos muito interessante e legal.
2- Foi muito bom, conseguimos realizar as nossas funções com êxito.
3- Sim. Através de vários testes e observações.
4- Através das explicações do livro e da professora, mesmo sendo complicado nós conseguimos.
Não.interessante
ResponderExcluirBom
Sim.Olhando para o pássaro
perguntando para o professor
Grupo:Joana,Mônica,Nalanda.
ResponderExcluir-Sim.Bastante interessante.
-Divertido.
-Sim.O pássaro parecia estar na gaiola.
-Tirando as dúvidas com o professor.
Sim. Bastaste legal,interessante e diferente
ResponderExcluirA equipe está trabalhando bem e ajudando uns aos outros
Sim. A gente viu o pássaro dentro da gaiola
Nós pedimos a ajuda do professor,mas conseguimos fazer uma boa parte sozinhos
8° ano D
Mesa 05
componentes:Maria Eduarda Oliveira, Thaiza ,Mateus