terça-feira, 30 de agosto de 2016

Lousa Mágica Digital- 8ºs anos

Nova quinzena , novos aprendizados! Nesta aula, os alunos do 8ºs anos irão retomar a noção de plano cartesiano e sua importância em localizar pontos no espaço e medir distâncias. Lembrar e relacionar também as coordenadas geográficas, bastante precisa de posições.

Objetivos da aula:

  1. Construir a lousa; 
  2. Trabalhar em equipe;
  3. utilizar o sensor de rotação para compor imagens;
  4. Compreender coordenadas e eixos; coordenadas geográficas;
  5. Realizar investigações através das análises e percepções realizadas em equipe;
A lousa mágica é apresentada como um exemplo de localização e movimentação no plano seguindo coordenadas (x,y). Depois da montagem, os alunos serão desafiados a compreender a programação realizando os desafios propostos. Iniciaremos o estudo com o motor rotation, adaptações na programação, as ordenadas e o calculo preciso para fazer desenhos geométricos!

Relações com os conteúdos:
  • Brinquedo lousa mágica: https://www.youtube.com/watch?v=pSZnaWqCTJ4
  • Jogo batalha naval: https://www.youtube.com/watch?v=8Qwk0ajaMqY
  • GPS/Google Maps: https://www.youtube.com/watch?v=X-OAg92_KMw
Análises em equipe ( responda nos comentários do blog. Não esqueçam de se identificarem!):
  • Vocês conhecem outro exemplo em que usamos coordenadas para nos localizar ou localizar posições?
  • Vocês já viram mapas e guias de rua? Sabem como encontrar um local utilizando-os?
  • Na opinião de vocês, onde se localiza a posição (2,3) desta sala?
  • Qual o conceito tecnológico trabalhado na montagem?
  • Qual a importância, finalidade e funcionamento da lousa mágica?
  • Tiveram dificuldade em qual parte da aula?
  • Como a resolveram?
  • Quais adaptações fizeram na programação para realizar os desafios propostos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário