segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Avaliando os trabalhos desenvolvidos em sala com os alunos


A auto avaliação é um método que consiste em valorizar a si mesmo a própria capacidade que se dispõe para tal ou qual tarefa ou atividade, assim como também a qualidade do trabalho que se leva a cabo, especialmente no âmbito pedagógico. Faz da nossa metodologia nos avaliar, conhecer os alunos, tanto seus pontos fracos como fortes, e, trabalhá-los para serem protagonistas de suas próprias conquistas cognitivas.  

Em equipe e com o rodízio de funções, os alunos desenvolvem as habilidades, adquirindo e aprendendo as competências necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Tomar decisões, resolver problemas, criatividade, soluções inovadoras, raciocínio lógico, saber ouvir, expressar com clareza e muitos outros fazem parte da rotina aqui na sala. 

Como o mês de novembro chegou e o fim de ano está quase em nossa porta, nunca é tarde para nos avaliarmos. Seguem abaixo alguns questionamentos que precisamos fazer e avaliar:

  •  Qual a contribuição do professor no processo? 
  • Qual a responsabilidade do aluno com relação a tarefa? E a equipe?
  •  Como eu desempenhei minha função?
  •  O que é ser colaborativo? 
  • Você pensa que as capacidades de auto-avaliação e de autocorreção devem ser desenvolvidas em sala? Por quê? Como?
  •  Para você, o trabalho desse ano favoreceu ou não o desenvolvimento dessas capacidades?
  • Para você, qual é a validade do julgamento pessoal sobre a sua produção?
  • Quais são as modificações do dispositivo que você propôs? Ou você aceita tudo calado?
  • Como foi o seu ano escolar?
  • Como foram as aulas de Robótica? O que acrescentou em sua vida?
  • O que precisamos melhorar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário