segunda-feira, 29 de março de 2021

Trabalhando com o Verdadeiro Sentido da Páscoa- Valores Cristãos

Todos os anos, trabalhamos com o Tema "Páscoa", porque além de ser uma temática importante na vida das crianças, fazemos parte de uma escola católica. E, para nós, cristãos, a Ressurreição de Jesus Cristo, significa muito para todos que acreditam e vivem com essa verdade.

Educação Infantil

Páscoa festa cristã/ Alegria, amor, honestidade, humildade, doação e respeito

Páscoa é sinônimo de renovação, vida nova, ressurreição de ideais e esperança.

  A data mais importante da cristandade não é o Natal, e sim a da Ressurreição de Jesus Cristo, pois significa a vitória sobre a morte, a passagem da escravidão para a libertação.

            A páscoa de Jesus (paixão, morte e ressurreição) é a nossa passagem do pecado para a vida na graça.

             Há muitos símbolos pascais: o ovo, por exemplo, simboliza fonte de vida, pois guarda dentro de si uma vida nova que está por nascer. O pão e o vinho foram escolhidos por Jesus na última ceia para serem seu sangue e seu corpo. Através deles Ele está unido a nós na Eucaristia. A coelhinha é o símbolo da fecundidade, pois se reproduz rapidamente, gerando novas vidas, novos discípulos.

            Podemos concretizar a Páscoa em nossa vida buscando a união e fraternidade. Ressurgir para a “vida nova” adquirindo comportamentos cristãos.                      

A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate. 

Nós enquanto escola, um ambiente educativo, temos o dever de despertar neles o espírito cristão, para que não só nessa data, nesse feriado prolongado, mas em todos os dias, devemos agir pensando sempre no bem, com atitudes positivas com o outro, com o meio em que vive e com o mundo, além da importância da família, o respeito, a solidariedade e muitos outros assuntos importantes para a nossa sobrevivência.

Com as atividades propostas, através de histórias, músicas, imagens, vídeos e joguinhos educativos, tentamos despertar neles o verdadeiro sentido da Páscoa. Falamos do comércio, da influência que vivemos, mas que o importante é o que temos, o que somos, dando valor à nossa vida e família!

Como atualmente, na data da explanação dessa temática, todos estavam em casa, na modalidade on-line, enviamos para os pais, nossa proposta, pois precisamos do auxílio deles para colocar em prática a aula. 

Atividades da Educação Infantil ao 2º ano do FI



Como essa temática é muito importante, trabalhamos da Educação Infantil ao 5º ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário