segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Sistema planetário extrassolar- 6ºs anos


Durante toda a semana, os alunos dos 6ºs anos trabalharão com a disciplina ciências, ampliando assim o conteúdo trabalhado na sala de aula, vivenciando na prática os movimentos de rotação e translação, assim como a duração, movimento e relação com o sistema planetário. Toas as equipes formarão novos grupos e começarão do início focando na empatia, aptidão para ouvir e aplicar em menor tempo todos os conteúdos abordados já em nossas aulas.

Objetivo da aula:

  1. Construir e programar o protótipo simulando os movimentos de um sistema planetário;
  2. Simular os movimentos de translação e rotação;
  3. Avançar na programação;
  4. Ampliar conhecimento acerca do universo(disciplina de Ciências): Planeta Terra, seus movimentos, origem, como é formado, os dias e as noites, as estações do ano, etc;
  5. Relacionar o uso da tecnologia e o conhecimento sobre o Universo.
Agora é a vez de vocês! Respondam nos comentários, fazendo udo do seu fascículo ou pesquisando na internet(não esqueça de se identificar, colocando nome, série e turma):
  1. Você sabe o que é um sistema planetário extrassolar? E um exoplaneta?
  2. Você já presenciou algum fenômeno que ocorreu quando você observou o céu de dia ou de noite? Comente como foi e o que sentiu.
  3. Diferencie um eclipse solar do lunar e como ocorrem.
  4. O que estuda a Cosmologia? 
  5. Qual a diferença entre os movimentos de translação e rotação?
  6. Explique como ocorre os fenômenos: fases da Lua, os eclipses e as estações do ano.
  7. Deixe aqui seu comentário a respeito das aulas de Robótica? O que você tem aprendido?

9 comentários:

  1. 1.Não.2.Sim uma aurora.3.?4.?.5.translação é a mistura de giro em torno do seu próprio eixo e o giro em torno do sol.6.?.7.eu adoro as aulas são muito interessantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e para deixar seu nome e sua serie e tambem turma

      Excluir
  2. Maria Helena de Almeida Rezende sexto ano:A
    1.sim.não;2.sim.eu presenciei um eclipse lunar e bem legal me senti empolgada;3.o eclipse solar recobre todo o sol e deixa a escuridão no planeta parecendo que esta de noite,o eclipse lunar deixa a lua apenas verrmelha mas não provoca escuridão;4.estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o universo como um todo através da física teórica;5.translação:a Terra gira em torno do seu próprio eixo,rotação:a Terra gira em torno do sol;6.?,7.a aula de robotica e muito interessante aprendi a trabalhar em grupo e a construir e programar

    ResponderExcluir
  3. 1-Um exoplaneta é um planeta que orbita qualquer uma estrela sem ser o sol,e pertence a um sistema planetário que não seja o nosso.Em 2016 havia 2084 exoplanetas detectados.
    2-Sim,a lua vermelha.
    3-O eclipse solar acontece quando o Sol, a Lua e o planeta Terra estão alinhados.
    4-é o ramo da astronomia que estuda a origem e a estrutura e evolução do Universo a partir de métodos científicos.
    5-o movimento de rotação é o que a terra dá em torno de si mesma, durante as vinte e quatro horas do dia. O de translação é e movimento da terra em torno do sol, descrevendo uma elipse, o que ocorre durante 365 dias e seis horas.
    6-O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo.
    O movimento de revolução é o que ela faz ao redor da Terra.
    7- Eu gosto.

    ResponderExcluir
  4. 1.objetos não estelares que orbitam uma estrela. É um planeta que orbita uma estrela que não seja o sol.2.Não.3.Eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, e, por conseguinte, só pode acontecer na Lua Cheia.Eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra e, por conseguinte, só pode acontecer na Lua Nova.4.estuda a estrutura e a evolução do universo.5.Rotação é o movimento que a terra faz em torno de si própria A translação é o movimento que a terra faz em torno do sol no período de 365 dias.6.Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol.Um eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre.7.muito legal . que a bússola e muito interessante

    ResponderExcluir
  5. 1-Não
    2-Sim,a Lua vermelha,eu chorei!:c
    3-O eclipse solar é quando a lua passa na frente do Sol,o cobrindo por alguns minutos.Não sei o que é eclipse Lunar
    4-Os cosmos
    5-Rotação: É o movimento rotativo da Terra ao redor de si mesma; Translação: É o movimento da Terra ao redor do Sol
    6-POR causa do movimento da terra ao redor do sol e o movimento da lua ao redor dos planetas
    7-As aulas sao otimas :3.É muito divertido vir as aulas de Robótica!.
    AMAMOS VOCES!!!

    Nomes: Maísa,THIAGO:3,Kamille,luiz felipe. Série: 6 Turma: D

    ResponderExcluir
  6. Camilla Barreto Fontes 6º “A”

    Resposta da primeira pergunta -

    Um sistema planetário consiste em objetos não estelares que orbitam uma estrela, tal como planetas, Satélites Naturais, asteroides, meteoros, cometas e poeira cósmica. O sistema planetário ao qual pertence o planeta Terra é denominado Sistema Solar. Aos demais, se dá a denominação de extrassolares. Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso.

    Resposta da segunda pergunta -

    Sim. Um eclipse lunar. Encantada.

    Resposta da terceira pergunta -

    Eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, e, por conseguinte, só pode acontecer na Lua Cheia. Eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra e, por conseguinte, só pode acontecer na Lua Nova. Os eclipses não ocorrem todos os dias por uma razão muito simples: o plano da órbita da Terra em torno do Sol não é o mesmo da órbita da Lua em torno da Terra. Se fosse o mesmo, então todo mês assistiríamos dois eclipses, um do Sol e outro da Lua.

    Resposta da quarta pergunta -

    Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. A Cosmologia muitas vezes é confundida com a Astrofísica que é o ramo da Astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o Universo.

    Resposta da quinta pergunta –

    Movimento de rotação é o que a terra da em torno de si mesma, durante as 24hrs do dia. O movimento de translação é o que a terra da em torno do sol, durante 365 dias. (Em um ano bissexto, 366 dias)

    Resposta da sexta pergunta –

    As fases da Lua referem-se à mudança aparente da porção visível iluminada do satélite devido a sua variação da posição em relação à Terra e ao Sol. O ciclo completo, denominado lunação, leva pouco mais de 29 dias para se completar, período no qual a Lua passa da fase nova, quando a sua porção iluminada visível passa a aumentar gradualmente até que, duas semanas depois ocorra a lua cheia e, cerca de duas semanas seguintes, volta a diminuir e o satélite entra novamente na fase nova.

    Um eclipse é um evento astronômico que ocorre quando a posição de um objeto celeste em trânsito é coincidente ou atravessa, na posição aparente de outro, mais distante.

    A sucessão das estações do ano é resultado da inclinação do eixo de rotação da Terra por 66,6º relativo ao seu plano de translação. O eixo de rotação da Terra é a linha imaginaria que une o polo Norte ao polo Sul e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol mais diretamente que o outro hemisfério. Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Comparados às regiões tropicais, os polos, por exemplo, recebem os raios solares bastante inclinados e por isso absorvem apenas uma fração da luz do Sol; o que se reflete em temperaturas mais baixas nas extremidades polares.
    Existe uma distribuição desigual de luz e calor solar nas diversas partes da terra. Por causa disso diferentes partes recebem diferentes quantidades de luz e calor solar ao longo do ano. Assim, no verão, teremos mais luz e calor e, no inverno, menos luz e calor.

    Resposta da sétima pergunta-

    As aulas de robótica são incríveis, elas incentivam o trabalho em grupo, a pensar em soluções criativas para resolver problemas da atualidade e ensina a TECNOLOGIA de forma muito mais interessante, com as construções dos robôs e etc. Venho aprendendo como montar robôs incríveis.


    ResponderExcluir
  7. 1-Não.Sim:um planeta que não pertence ao Sistema Solar,ou seja,orbita em torno de outra estrela que emite luz e calor.

    2-Sim,um eclipse.Ocorre quando a Terra fica na frente da Lua,fazendo com que a Lua fique visível a olho nu.Isso acontece porque o Sol,a Terra e a Lua ficam em alinhamento.Foi legal pois ficou escuro de dia(e não foi por causa de uma nuvem de chuva :D).

    3-Eclipse solar:ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol.
    Eclipse lunar:ocorre quando a Terra fica entre a Lua e o Sol.

    4-A origem, estrutura, e evolução do universo a partir da aplicação de métodos científicos.

    5-Translação é o movimento que a Terra faz em torno do Sol.
    Rotação é o movimento que a Terra faz em torno de seu eixo.

    6-Existem diferentes fases da Lua por causa que ela faz o movimento de translação e rotação, sendo que ela "muda de forma" também por causa da iluminação do Sol.
    Eclipse Solar:ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol.
    Eclipse lunar:ocorre quando a Terra fica entre a Lua e o Sol.
    Existem quatro estações no ano. Elas ocorrem por causa da inclinação da Terra juntamente com o movimento de translação e seu eixo de rotação.

    7-As aulas são ótimas(mas poderiam ser melhores se não perdêssemos tanto tempo com conversas :D). Eu ganho sabedoria tecnológica:).

    Lucas André Costa de França 6°D

    ResponderExcluir
  8. 1- Sim , são planetas e sistemas planetários que não são os nossos.
    2-Sim , a Lua vermelha. SObrenaturalidade.
    3- O Lunar de noite e o Solar de dia.
    4- Os cosmos.
    5-Translação é o movimento da Terra em torno do SOl e o de Rotação é da Terra em torno do seu própoi eixo.
    6-Estações do ano : por causa da inclinação do eixo da Terra e do movimento de Translação da mesma. Fases da Lua : localização da Terra em relação ao Sol .Eclipse : é quando um astro fica na frente da luz do outro.
    7- São inovadoras . Ensina desde valores até organização em grupo . EU ( Teles) , Giulliana , João Pedro e Pedro gostamos muito!

    ResponderExcluir