terça-feira, 13 de setembro de 2016

Entendendo o funcionamento do campo magnético da Terra- 8ºs anos

NOVA QUINZENA, NOVOS APRENDIZADOS!

Durante esta quinzena, vocês trabalharão com a bússola, entendendo o funcionamento do campo magnético da Terra. percebam que o motor médio e o senso giroscópio farão a diferença para esse entendimento. 
Acompanhem no livro de vocês e no vídeo que assistiram na aula e depois da montagem e programação realizada, em equipe, discutam e respondam as questões de análise. Lembrem que vocês precisam avançar na fase de continuar e analisar para ampliar o conhecimento acerca do conteúdo trabalhado e explorado em sala.
Com esse assunto, abordamos várias disciplinas fazendo a conexão interdisciplinar, a exemplo da Geografia, História e Ciências.

AGORA É COM VOCÊS!
Respondam as questões que seguem nos comentários ( não esqueçam de identificar a equipe, mesa e responder todas as questões):
  1. Vocês lembram que já trabalharam com a bússola? Qual a sua utilidade? 
  2. Se vocês estiverem perdidos em um local desconhecido com um mapa, como fazem para interpretar o mapa? Como sabem que o mapa não está de ponta-cabeça?
  3. Quais as características de uma bússola? O que ela deve ter de especial para funcionar?
  4. Como foi trabalhar com uma nova equipe? O que perceberam?
  5. Descreva a função de cada bloco da programação.
VAMOS AMPLIAR? CADA EQUIPE SERÁ RESPONSÁVEL POR UMA PESQUISA E JUNTOS COMPARTILHAREMOS AS INFORMAÇÕES:
  1. EQUIPE 1 e 2: Aprofundar o estudo sobre a importância da bússola no desenvolvimento da cartografia. 
  2. EQUIPE 2 e 3: Fazer um estudo sobre a inclinação magnética.
  3. EQUIPE 4 E 5: Pesquisar sobre a história da bússola e sua importância nas Grandes navegações.
  4. EQUIPE 6 E 7: Fazer um roteiro de coordenadas saindo da sala de vocês até a quadra. ( Mais do que a precisão da distância percorrida, o objetivo é pensar na direção geográfica).
  5. EQUIPE 8 e9: Pesquisar sobre o campo magnético e sua relação com a corrente elétrica, se possível construir uma bússola caseira e comparar com o protótipo feito em sala.


20 comentários:

  1. Ano:8º/Série:"B"/Mesa 8/Myrelle-Organizadora/Letícia-Programadora/Manoely-Construtora/Luan-Líder (apresentador).
    1-Sim.Com ela podemos saber a nossa localização.
    2-Olhar a rosa dos ventres.Pelas direções norte,sul,leste e oeste podemos saber se o mapa está de cabeça para baixo ou não.
    3-A bússola possui uma agulha magnetizada que gira na horizontal,atraída pelos polos magnéticos da Terra.
    4-Bom.Facilitou a comunicação com as pessoas que não tenho muito contato.
    5-Esperar/Sensor de rotação /Rotação do motor/Matemática/Motor médio/Ciclo.

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  2. Mesa 2
    8B
    1: Não. Mostra as direções.
    2: Com A bussola.Pois a bussola indica as direções.
    3: 2 polos que indicam a direção. Campo magnético.
    4: Muito legal, minha nova equipe trabalhou muito bem.
    5: 1° bloco tem função de repetir, 2° tem função de esperar o sensor de rotação, 3° tem função de sensor de rotação, 4° tem função de rotação do motor, 5° tem função de adicionar a rotação do motor ao sensor de rotação, 6° tem função de controlar o motor.

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  3. Mesa 4 8ano b caua:organizador ,iuna:construtora,joão victor :lider e programador
    A gente nao teve dificuldade

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  4. Mesa 7 8 ano B

    Ana júlia - Líder
    Arnold - Organizador e Programador
    Victor - construtor

    1-não.localizar os polos norte e sul
    2-todo o mapa tem uma pequena bússola desenhada ou impressa indicando o norte.coloraria uma bússola para ver qual era a nossa localização
    3- uma agulha magnetizada aponta sempre para o polo norte magnético da Terra. Isso ocorre em razão da grande quantidade de ferro derretido no interior da Terra, que funciona como um imã e atrai a agulha magnetizada da bússola.
    4-foi legal pois com essa equipe eu e os outros componentes da equipe podemos estreitar os laços da nossa amizade e é sempre bom diferenciar as equipes e pessoas
    5- primeiro bolco, captar o ângulo!/ segundo, medir o ângulo/ terceiro, medir o grau/ quarto, soma as medidas/ quinto, rotaciona de acordo com o resultado da soma.

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  5. Mesa 6 Marcela=organizadora,Antônio=construtor ,Nycolle=lider ,Manoel Thomaz=programador 8 ano "b" 1)Sim.Ela serve pra situação de perigo,quando você está perdido por exemplo 2)Se você já tem algum conhecimento com mapas fica bem mais fácil colocar na posição correta.Por causa da bússola desenhada no mapa que indica norte e sul.3)Ela indica as direções,tem ponteiros como um relógio.Magnetismo na ponta 4)Foi ótima,pois interagimos com todos.5)Loop=repetir,esperar=esperar ativação do sensor,sensor R=indicar o número de graus,sensor rm=indicar a rotação do motor (y) fazer as somas das variantes ,rotacionar o motor com números de graus.

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  6. Mesa 3
    8B
    1- Não . Indicar a direção (Norte,Sul,Leste,Oeste)
    2- Com uma bússola. A bússola indica as direções,com isso não ficamos perdidos
    3- Ponteiros indicando (N)Norte (S)Sul (L)Leste (O)Oeste.Ser feita de magnetita
    4- Legal.Que eles possuem muitas habilidades na robótica
    5- 1(Ele faz com que todas as funções se repitam infinitamente) 2(Ele faz o robo esperar) 3(Sensor de rotação) 4(Ele faz a rotação do motor) 5(Liga o sensor de rotação e o de rotação do motor) 6(Regular a velocidade e a força em que o motor vai girar)

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  7. 8 ano B
    João Victor=Programador\Líder
    Cauã=Organizador
    Iúna=Construtora

    1-Não. Indicar o norte e sul do campo magnético da terra.
    2-Não.
    3-Indicar as direções.O ponteiro
    4-Foi bom. Que com o trabalho e ajuda mútua, conseguimos realizar o projeto.
    5-1-esperar,2-sensor de rotação,3-rotação do motor,4-matemática,5-motor médio

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  8. mesa 8
    8 ano C
    1-Não.É Utilizada para a localização,que sempre aponta para o norte
    2-utiliza a rosa dos ventos que tem no mapa, ver o local onde estamos e usar o mapa para voltar para a cidade.Pela rosa dos ventos e do nomes das cidades,que o mapa estaria de ponta-cabeça se eles estivessem também.
    3-Ponteiro que sempre aponta pro norte,siglas de cada direção.a magnetização no ponteiro que faz ele funcionar.
    4-Foi melhor que a equipe que eu tava.Que cada um sabia como fazer as suas funções,sem nenhuma briga.
    5-Esperar:pausa a programação por um tempo determinado pelo programador
    Sensor de rotação:Faz rotações,comparações e reinicia de acordo com o programador
    Rotação do motor:programa o numero de rotações e a intensidade do motor.
    Matemática:programa dados de matemática no EV3
    Motor Médio:Ajuda o motor grande na força.
    Loop:Repete a programação varias vezes.

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  9. 1-Não.Orientar a direção.
    2-Seguindo.Observando a rosa dos ventos.
    3-Uma agulha,coordenadas.O campo magnético da terra.
    4-Interessante.Desempenho.
    5-LUP:para manter a programação.ESPERAR:serve para esperar o sensor giratório e mover o motor médio

    5-

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  10. 1- Sim. A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica.
    2- Observando as coordenadas, e as escalas.
    3- Caixinha de material transparente, chamada de cápsula, dentro dela existe uma peça metálica chamada de agulha. Essa agulha magnetizada aponta sempre para o polo norte magnético da Terra. Isso ocorre em razão da grande quantidade de ferro derretido no interior da Terra, que funciona como um imã e atrai a agulha magnetizada da bússola.
    4- Foi ótimo. Que todos se juntam e ajudamos um ao outro, fazemos um ótimo trabalho em equipe!!
    5- esperar,sensor de rotação,a rotação do motor,mover,

    8 C

    Maria eduarda poderoso-lider
    lazaro carvalho-construtor
    laysa-organizadora
    icaro-progamador

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  11. Mesa 07- Danilo Yan, Antonio Carlos, Gabriel Vinícius e João Barreto.
    1.Não. É um instrumento de navegação e orientação geográfica.
    2.Observando as dimensões do Norte e do Sul.Observando as coisas escritas nele, se estiverem escritas a o contrário, nós percebemos.
    3.O objeto é composto por uma caixinha de material transparente, chamada de cápsula, dentro dela existe uma peça metálica chamada de agulha. A agulha é equilibrada sobre um eixo que tem livre movimento. Essa agulha magnetizada aponta sempre para o polo norte magnético da Terra. Isso ocorre em razão da grande quantidade de ferro derretido no interior da Terra, que funciona como um imã e atrai a agulha magnetizada da bússola.

    Fatores como depósitos de minério de ferro, linhas de alta tensão, vedações e outros objetos que possuem ferro, interferem no funcionamento preciso da bússola, pois a agulha magnetizada sofrerá influência desses objetos, não oferecendo uma orientação precisa. As suas características simples são essenciais para o seu funcionamento.
    4.Excelente, o trabalho fluiu excepcionalmente. Que se a equipe trabalha harmonicamente, tudo funciona bem.
    5.Rotação, ângulo, medida e graus.

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  12. 8 ano C mesa 7
    1.nao,se localizar
    2.atraves da rosa dos ventos.
    3.um ponteiro e uma base que exerça um campo magnetico onde ela posso ser
    apoiada
    4legal
    5

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  13. mesa 3: leticia oliveira-líder
    micchael ribeiro-progamador
    joão pedro vasconcelos-construtor
    dara motta-organizadora

    1- Não. Serve para auxiliar na localização e também indica a direção
    2- Observando a rosa dos ventos. A parte de cima é o norte usando a bússola é fácil definir qual é o norte.
    3-Ela deve possuir uma agulha que sempre aponte para o norte. A sua agulha deve estar magnetizada.
    4-Foi bom. Que o trabalho é diferente dependo das pessoas.
    5- 1-espera um movimento do giroscópio.
    2-3-movimenta a agulha.
    4-5-corrige a posição da agulha.
    6-repete todo o processo.

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  14. 8º ano D, mesa 4:
    1.Vocês lembram que já trabalharam com a bússola? Qual a sua utilidade?
    R:Nunca utilizei uma bússola, mas sei qual a sua utilidade, que é indicar a direção correta!
    2.Se vocês estiverem perdidos em um local desconhecido com um mapa, como fazem para interpretar o mapa? Como sabem que o mapa não está de ponta-cabeça?
    R:Tento lembrar do local o qual eu me encontro, ou um local próximo, olhando a bússola que se encontra em uma parte do mapa!
    3.Quais as características de uma bússola? O que ela deve ter de especial para funcionar?
    R:Duas agulhas, uma é vermelha, pra diferenciar o norte do sul. O magnetismo!
    4.Como foi trabalhar com uma nova equipe? O que perceberam?
    R:Uma nova experiencia, já que é importante trabalhar com outras pessoas que não se tem muita afinidade. Muita coisa!
    5.Descreva a função de cada bloco da programação.
    R:Esperar, rotação, motor, matemática e motor médio

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  15. Giovanna,Mônica e Nalanda 8°ano D
    Mesa 2
    1-Não.Saber nossa localização e a direção para onde temos que ir .
    2-Prestar atenção nas imagens,nas palavras e na rosa dos ventos, que indica norte,sul,leste e oeste
    3-Ela é redonda,possui uma seta ponte aguda e indicadora ,que se mexe de acordo com a força magnética.O norte magnético .
    4-Bem interessante.Que essa nova equipe se dedicou mais e mesmo tendo algumas dificuldades,nos empenhamos e deu tudo certo ,conseguimos terminar o trabalho em equipe.
    5-Esperar/sensor de rotação/rotação do motor/matemática/motor médio/ciclo

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  16. Hannah,Luiz Gustavo e Maria Eduarda 8°ano D
    Mesa 3
    Respostas:
    1-Não.Saber nossa localização e a direção onde temos que ir.
    2-Prestar atenção nas imagens e na rosa dos ventos, que indica o norte,sul,leste e oeste.
    3-É redonda, possui uma seta indicadora,que se mexe de acordo com a força magnética.O norte magnético.
    4-Bem legal.Que essa equipe se dedicou bastante para realizar a montagem e a programação.
    5-Esperar/sensor de rotação/rotação do motor/matemática/motor médio/ciclo

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  17. Mesa 8, equipe 8.
    1.Sim.Se localizar.
    2.Com o uso de uma bússola.Porque a bússola mostra onde estar o norte, sul, leste e oeste.
    3.É uma capsula transparente que dentro dela tem uma agulha.Um eixo e uma agulha.
    4.Foi fácil e rápido.Que a bússola funciona por causa do campo magnético apontando sempre pro norte.
    5.Esperar, rotação e movimentação.

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  18. 1- sim. identificar em que região do planeta estamos
    2-usa uma bússola
    3-ponteiro magnetizádo, e um papel com norte, sul, leste, oeste.
    4-legal. que tivemos menos trabalho para o projeto.
    5-esperar, sensor de rotação, rotação do motor, matemática e motor médio
    mesa 7 8º ano D

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  19. 1.Sim. Identificar os polos magnéticos.
    2. Por causa da imagem da bússola que geralmente está no canto do mapa.
    3. Ela tem uma agulha que indica o norte e o sul e fica flutuando em cima de um pouco de água. Essa agulha precisa ser magnetizada.
    4. Complicado. Percebemos que mesmo não tendo muita afinidade, conseguimos nos unir.
    5. O primeiro bloco é o que faz o sensor giroscópio esperar algo.
    O segundo bloco serve para comparar o valor que o sensor giroscópio identificou com algo.
    O terceiro bloco serve para comparar o angulo em que o sensor está com algo.
    O quarto bloco serve para somar os valores.
    O quinto bloco serve para girar o motor
    E o Loop serve para repetir essas ações.

    Mesa 1: Ana Clara, Mateus Roberto, Maria Luiza, Daniel
    8º ano D

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  20. 1.Não. Indicar a direção
    2.Coloca ele no chão, com a bússola em cima.Pois a bússola indica a direção.
    3.Parece um relógio,auxilia no direcionamento.Ponteiro,polo magnético.
    4.Foi bom. Que todos se deram bem e trabalhamos em equipe.
    5.Tempo de rotação e direção.

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