terça-feira, 16 de agosto de 2016

Trabalhando com a Persistência visual na Robótica!


Nova quinzena, novo conteúdo! Essa semana, os alunos dos 8ºs anos trabalharão com o fenômeno de persistência visual ou persistência retiniana. Através da construção do mecanismo e sua programação, eles visualizarão a persistência com a imagem do pássaro e da gaiola. 

Vamos entender mais sobre o assunto abordado?

Persistência da visão, persistência retiniana ou retenção retiniana designa o fenômeno ou a ilusão provocada quando um objecto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após a sua percepção. Assim, imagens projetadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na retina sem interrupção.
Segundo essa teoria, ao captar uma imagem, o olho humano levaria uma fracção de tempo para "esquecê-la". Assim, quando os fotogramas de um filme de cinema são projetados na tela, o olho misturaria os fotogramas anteriores com os seguintes, provocando a ilusão de movimento: um objecto colocado à esquerda num fotograma, aparecendo à direita no fotograma seguinte, cria a ilusão de que o objecto se desloca da esquerda para a direita.

Análise da aula:
  • Vocês já tinham ouvido falar na persistência visual? O que acharam?
  • Como foi o trabalho em equipe?
  • O efeito de persistência visual foi observado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
  • Como resolveram a programação?


17 comentários:

  1. +Não,Nunca Tinha Escutado Falar.Achei Muito Interessante e e Curioso.
    +Ocorreu Muito Bem Todos Trabalhamos Juntos 2 na Programação e 2 na Construção.
    +Sim.Devido A Ilusão De Ótica Que Se Dá Por Causa do Elemento 'Loop'.
    +Por Meio do Livro,Que Nós Ajudou Bastante.

    ResponderExcluir
  2. A montagem foi boa 8 ano b mesa 1

    ResponderExcluir
  3. A montagem foi legal 8 ano b mesa 1 componentes:Luan,João Victor,Victor

    ResponderExcluir
  4. 8b-mesa7(Marcela/Anna Júlia/Manoely/Nycolle)
    resposta
    1-Sim.Legal.
    2-Chato 3-Não.Ainda não fizemos 4-Fazendo e olha foi difícil

    ResponderExcluir
  5. . Vocês já tinham ouvido falar na persistência visual? O que acharam?

    Sim, é uma maneira muito divertida e dinâmica de apresentar aos alunos como o nosso olho funciona, além de servir muito bem em simples brincadeiras ou pegadinhas, como a Monga

    . Como foi o trabalho em quipe?

    Todos foram muito bem e trabalharam se ajudando, além de cumprirem suas funções

    . O efeito de persistência visual foi observado? Como vocês chegaram a essa conclusão?

    Sim, nós vimos o pidgey (vulgo pássaro) dentro da gaiola

    . Como resolveram a programação?

    Clica no botão e ele começará o loop, onde o motor começa a rodar e depois quando for acionado novamente, ele interrompe o loop e o motor

    8° ano "B" - mesa 6 (Arnold Machado, Manoel Thomaz, Letícia Miranda, Lorena Teles)

    ResponderExcluir
  6. Vocês já tinham ouvido falar na persistência visual? O que acharam?
    Já ouvimos falar sobre. Muito interessante

    Como foi o trabalho em equipe?
    Muito bacana.

    O efeito de persistência visual foi observado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
    Sim, O Pássaro pareceu estar dentro da gaiola.

    Como resolveram a programação?
    Regulando a velocidade.

    "8B" Mesa:2 (Peter/Pedro/Moisés)

    ResponderExcluir
  7. Grupo:Ayres,Daniel,Guilherme e Iúna

    -Não.Nada interessante
    -Legal.
    -Sim.Olhando para o passaro
    -Perguntando para o professor

    ResponderExcluir
  8. Esse trabalho precisou de bastante atenção,com bastantes erros,ou seja,a atenção do grupo teria que ser usada em todos os pontos da montagem,mas entretanto o trabalho de equipe foi bastante utilizado.
    8B-mesa 05(Giulia,Laisa e Cauã).

    ResponderExcluir
  9. Vocês já tinham ouvido falar na persistência visual? O que acharam?
    Sim, muito legal

    Como foi o trabalho em equipe?
    Foi bastante usado, pois tivemos que analisar cada passo da montagem, para fazer uma programação ideal.

    O efeito de persistência visual foi observado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
    Sim. O pássaro parecia estar dentro da gaiola.

    Como resolveram a programação?
    Regulando a velocidade ate chegar ao ponto certo que queríamos.

    8C mesa 05 (Maria Eduarda Poderoso, Leticia Mendes, Laysa, Marcela)

    ResponderExcluir
  10. 1-nao.Interessante
    2-foi facil
    3-sim,pois conseguimos fazer a ilusao de otica
    4-olhando o livro
    mesa1\componentes:Pedro Luiz,Gabriel,Joao Barreto,Joao Victor 8° ano C

    ResponderExcluir
  11. .Não, nunca escutei.Achei muito interessante.
    .trabalho em equipe,muito coordenativo,muito bom.
    .sim,testando o rôbo.
    .Com pouco de dificuldade,mas conseguimos.

    ResponderExcluir
  12. grupo:guilhermy,lazaro,marcos,icaro

    achamos uma experiencia muito agradavel

    o trabalho em equipe fluiu muito bem

    sim.a ilusão ficou perceptivel

    o grupo trabalhou muito bem

    ResponderExcluir
  13. Não.Bem interessante
    Fácil e prático
    Sim.Pois o pássaro eta dentro da gaiola
    Configurando a rotação para que a ilusão fosse feita com sucesso
    8ano "C"

    ResponderExcluir
  14. 8C - Mesa 06
    Grupo: Antonio, Danilo, João Pedro V. e Micchael.
    1- Sim. Achamos muito interessante e legal.
    2- Foi muito bom, conseguimos realizar as nossas funções com êxito.
    3- Sim. Através de vários testes e observações.
    4- Através das explicações do livro e da professora, mesmo sendo complicado nós conseguimos.

    ResponderExcluir
  15. Não.interessante
    Bom
    Sim.Olhando para o pássaro
    perguntando para o professor

    ResponderExcluir
  16. Grupo:Joana,Mônica,Nalanda.
    -Sim.Bastante interessante.
    -Divertido.
    -Sim.O pássaro parecia estar na gaiola.
    -Tirando as dúvidas com o professor.

    ResponderExcluir
  17. Sim. Bastaste legal,interessante e diferente
    A equipe está trabalhando bem e ajudando uns aos outros
    Sim. A gente viu o pássaro dentro da gaiola
    Nós pedimos a ajuda do professor,mas conseguimos fazer uma boa parte sozinhos
    8° ano D
    Mesa 05
    componentes:Maria Eduarda Oliveira, Thaiza ,Mateus

    ResponderExcluir