quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O que nossas crianças estão aprendendo?

Além dos conteúdos pertinentes em Tecnologia para cada idade e nível de ensino, os temas transversais e conteúdos curriculares são explorados em nossas atividades de maneira que cada criança aprenda a desenvolver suas habilidades e competências necessárias para a formação integral deles. A oratória, a leitura, escrita, interpretação, raciocínio lógico, o trabalho em equipe, o ouvir, o falar, a criatividade, a imaginação e etc. cada atividade e tema é pensado de forma estratégica, estimulando-os todos os dias. 

Todos os anos fazemos o planejamento anual pautado nos Pilares da Unesco, ONU e tudo o que acontece no mundo para aprendizagem significativa dos alunos preparando cada um para a vida, não só pensando na área tecnológica, mas em todos as áreas do conhecimento e valores importantes para a educação deles.

Quando retornamos para o segundo semestre, voltamos com tema amizade, tema muito importante para as relações pessoais, a valorização e importância de um amigo, o que é ser amigo, como entender um amigo, falar de gratidão e amor.  A criança precisa valorizar e mesmo que não o queira como amigo, ela precisa respeitar o próximo. Toda boa amizade deve ser cultivada, deve ser recíproca, não ter barreiras de cor, sexo e posição social. 
Cultivar a amizade desde a infância tem um efeito muito importante. Trabalhar a amizade é algo que não é imediato. A amizade se constrói no convívio com o outro, nas ações do dia a dia. O sentimento é algo pessoal, interno. Porém temos que respeitar todas as pessoas. 

Através da roda, iniciamos as aulas com uma conversa informal, histórias e perguntas sondando o que cada um sabe ou acha do tema, em seguida exploramos as ferramentas e programas para o desenvolvimento das atividades:





Depois da amizade, que tal falarmos dos nossos avós! É um tema que não podemos deixar de falar e expressar com as crianças, pois além de dar mimo, os avós têm um papel importante na criação dos netos. Conscientizá-los  acerca dos valores como respeito, amor, solidariedade é muito importante.Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. vejam os links que passamos em sala:http://www.youtube.com/watch?v=hrMCsjgQawchttp://letras.kboing.com.br/#!/xuxa/os-avos/ , http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/75265/



Outra data muito importante para a Educação Infantil é o Dia dos Pais! 

Todos os anos, comemoramos no segundo domingo de agosto  o Dia dos Pais. Duas semanas antes  começamos as preparações para esse dia fazendo com que o aluno reconheça as virtudes, os valores, o trabalho do seu pai. Despertando na criança sentimentos de  amor e gratidão em relação ao seu pai. O Dia dos Pais deve ser uma oportunidade para trabalhar a  valorização da figura paterna, bem como para refletir nas diversas configurações familiares.  As famílias que saem do formato “pai, mãe e filhos” atualmente tendo outros formatos e temos que estar atentos a esse com isso o tema deve ser trabalhado com cuidado. Para isso, devemos conhecer nossos alunos (investigar quem tem pai, padrasto, ou se a mãe tem também o papel de pai, ou o avô, tio tem esta representação paterna na vida da criança). E trabalhar de maneira atenciosa! Passamos vídeos, músicas, cantamos, tiramos fotos, brincamos e todas as aulas são voltadas para aprimorar a coordenação, letramento e aprendizagem deles.




Estamos agora explorando o projeto Folclore, depois Pátria, Alimentação, Nutrição, Meio Ambiente e Natal. Todos os temas estão interligados no tema geral, "Aqui se aprende a usar a cabeça e o coração"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário