sexta-feira, 21 de março de 2014

Trabalhando com o tema ÁGUA nas aulas de Educação Tecnológica!

A água é um tema que pode e deve ser bastante explorado em todos os segmentos educacionais, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, claro que focos diferentes. Seja qual for a data em que vai abordar em sala de aula é preciso despertar o senso crítico e mudança de atitudes dos alunos e colocar em práticas não só no tempo da atividade e projeto, mas durante todo o ano...

Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.
Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

É nosso dever preparar nossas crianças para serem responsáveis fazendo uso dos elementos que dele retiramos de forma consciente. Por conta disso, o tema ÁGUA é um tema muito "forte" no ambiente escolar, pois é o lugar onde estamos formando cidadãos críticos e desde pequeno é que ensinamos o que é certo.

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos da Educação Infantil ao 1º ano trabalharam o tema, onde abordamos a importância da água, conscientização para a economia e preservação desse elemento vital! A contextualização e as rodas de conversa são momentos muito importantes, onde ouvimos a opinião deles, sondamos o que eles sabem do assunto, como agem, o que pensam. Em seguida através de vídeos, historinhas,desenhos e atividades exploraram e ampliam os conhecimento sobre o tema!











Nenhum comentário:

Postar um comentário