terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Trabalhando com PESQUISA nas Oficinas de Robótica!
A pesquisa envolve o pensar, a reflexão crítica, o fazer, o reconstruir constante que é uma alternativa significativa para aprendizagem. Compreendemos também, que já no Ensino Fundamental, por meio da pesquisa, podemos engatilhar um movimento que nos torna capazes de compreender a realidade, ampliando nossa capacidade de compreender fenômenos e produzir conhecimentos.
Por conta dessa análise e importância, os alunos das Oficinas de Robótica terão sua primeira aula sobre a importância da pesquisa, como pesquisar, o que pesquisar, o que é ser pesquisador. Sabemos que tornar ou formar o aluno pesquisador não é tarefa fácil! Um dos pontos é estimular a pesquisa, que segundo Demo deve acontecer dentro de seu aprendizado social e intelectual que está em desenvolvimento, tendo como principal objetivo torná-lo parceiro de trabalho do professor. Então, cabe ao professor, orientar seus alunos à “[...] expressar-se de maneira fundamentada, exercitar o questionamento sempre, exercitar a formulação própria, reconstruir autores e teorias e cotidianizar a pesquisa” (2002, p. 34).
Essa é a nossa proposta inicial, fundamentar nossas aulas, despertando neles o interesse e o entendimento de todo o processo.
VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA?
CADA GRUPO OU DUPLA IRÁ PESQUISAR SOBRE A APLICABILIDADE DA ROBÓTICA NAS DIFERENTES ÁREAS DA CIÊNCIA E REGISTRAR AS DEVIDAS CONCLUSÕES, fazendo um pequeno relatório.
Tema:
Área pesquisada:
Interesse:
O que descobriu?
O que achou?
Fonte pesquisada:
Marcadores:
Arqui 2014,
Colégio Arquidiocesano,
educação tecnológica,
Ensino Fundamental,
Introdução à pesquisa,
Oficinas de Robótica,
Robótica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário