quinta-feira, 25 de julho de 2019

26 de Julho é o dia dos Avós!

Serão eles os nossos amigos mais especiais, ou os nossos segundos pais?
Bom o fato é que são pessoas mais que especiais...os nossos avós são ao longo da vida nossos cúmplices e como define com maestria a Raquel de Queiroz em seu texto a seguir, são os amantes da vida inteira!

"...às vezes lhe dá aquela nostalgia  da mocidade
Não de amores nem de paixão; a doçura da meia-idade não lhe exige essas efervescências. A saudade é de alguma coisa que você tinha e lhe fugiu sutilmente junto com a mocidade. Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança. O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meu Deus, para onde foram as suas crianças? Naqueles adultos cheios de problemas, que hoje são seus filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento e prestações, você não encontra de modo algum as suas crianças perdidas. São homens e mulheres - não são mais aqueles que você recorda.
E então, um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis - nisso é que está a maravilha. Sem dores, sem choro, aquela criancinha da sua raça, da qual você morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um menino que se lhe é "devolvido". E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito sobre ele, ou pelo menos o seu direito de o amar com extravagância; ao contrário, causaria escândalo ou decepção, se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor que há anos se acumulava, desdenhado, no seu coração.
Sim, tenho a certeza de que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes, que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis.
Aliás, desconfio muito de que netos são melhores que namorados, pois que as violências da mocidade produzem mais lágrimas do que enlevos..."



E as recompensas...a falta de culpa? A delícia de ter avós é surpreendente...Vô e Vó são presentes de Deus  para as crianças e para os não tão crianças!
Veja o texto na íntegra:  http://www.casadobruxo.com.br/poesia/r/rachel03.htm 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário