quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ensinando os mecanismos de busca e pesquisa

Todos nós sabemos que hoje em dia é imprescindível para qualquer pessoa saber pesquisar, saber falar, se comunicar, procurar mecanismos de orientação, localização e saber resolver problemas.
Saber fazer uma pesquisa usando a internet é muito bom, mais rápido. E saber usar o dicionário? E on-line, melhor ainda, não é mesmo? Ler sobre os assuntos que interessa? Ouvir músicas, vídeos, aulas, etc.
Diante disso, estamos trabalhando com nossos alunos(ensino fundamental menor) sobre a importância do uso adequado e correto da Internet, os mecanismos de busca, navegadores, sites de busca seguros, links interessantes para a idade deles, como achar o assunto que querem saber com precisão, o uso de palavras-chave, e muitos outros assuntos pertinentes ao desenvolvimento deles para o agora, que é a vida estudantil e para o futuro, na vida profissional.
Se usada corretamente, a Internet é uma ferramenta riquíssima para o aprendizado deles. Por meio da pesquisa, eles descobrem um mundo novo, coisas novas, a curiosidade e os questionamentos vão sendo desvendados, mas é claro que para aqueles que fazem com sabedoria.
Começamos a aula perguntando quem faz uso da Internet? Quem gosta? O que fazem na Internet? Quais os sites que mais visitam? E aí, através de uma conversa bastante distraída, vamos sondando a rotina e o conhecimento deles para adentrarmos no conteúdo planejado para a aula da semana.
Orientamos também que fazer pesquisa não é Ctrl+C e Ctrl+V, copiar e colar, mas sim ler, entender e resumir/escrever as partes principais no papel ou numa página no editor de texto, lembrando sempre da fonte/bibliografia, anotar o endereço de onde foi pesquisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário