quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conhecendo um pouco mais...

"1.O que é Educação Ambiental?
Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental. Mas o que é isto? Podemos dizer que é uma maneira de relacionar nossas atitudes e nosso aprendizado ao meio ambiente. É desta forma que perceberemos que tudo o que fazemos interfere no meio ambiente, desde o que comemos, o que vestimos, onde moramos, como nos relacionamos com plantas, animais, com os outros. Mas isto você vai percebendo devagarinho...

2.O que é Ambiente ou Meio Ambiente?
Ambiente ou meio ambiente é a terra em que pisamos, o ar que respiramos, a água, as plantas, os animais, as montanhas, os lagos e lagoas, os oceanos, até o nosso corpo faz parte do ambiente.
É preciso perceber a importância que tem o meio ambiente para nossas vidas.
É dele que retiramos materiais que utilizamos para a construção do ambiente urbano (cidades, vilas), para nossa sobrevivência (alimentos, água) e para a confecção de objetos úteis (vidros, plástico, metais, papéis), mas nem por isto devemos agir como se o ambiente fosse simplesmente um "armazém de mercadorias".
Nós retiramos do ambiente os materiais e os transformamos: o plástico vem do petróleo que é retirado do fundo da terra, o vidro vem da areia que é retirado da crosta terrestre, o papel é feito de certos tipos de árvores.
Todos os materiais que temos a nossa volta foram feitos com os recursos naturais retirados do meio ambiente. Se não utilizarmos estes recursos com muito cuidado, muitos, em pouco tempo, poderão acabar. Por isto é tão importante reciclar e poupar os recursos naturais respeitando todos os seres com quem compartilhamos a vida.

3.O que é Ecologia?
Ecologia é a Ciência que estuda as relações entre os organismos vivos e seu ambiente. É através da Ecologia que podemos conhecer as ligações entre os seres vivos (animais, plantas) e o seu meio ambiente.
A Ecologia é muito importante para que possamos entender como funciona a natureza, e por que não podemos interferir de forma negativa no nosso ambiente.

3.O que é Preservação?
Preservar significa defender, cuidar, zelar.
O ato de preservar é muito importante.
Quando ouvimos falar em preservação da natureza, podemos entender que trata de atitudes tomadas para cuidar do meio ambiente. A preservação ocorre quando são tomados cuidados especiais para que não prejudiquemos o meio ambiente, animais, florestas, rios, mares, etc.
Um rio limpo está preservado. Um rio poluído não está preservado.
Muitos animais correm perigo de extinção. Os cuidados para com estes animais chama-se preservação.
Cuidando do nosso ambiente, mantendo-o limpo, estaremos colaborando com a sua preservação.

4.O que é Reciclagem?
Chamamos de reciclagem, todo processo que acontece com materiais que são transformados em novos materiais. Por exemplo: papéis de jornais, revistas, livros, são reciclados e transformados em novos papéis.
Na natureza também ocorre o processo de reciclagem. A natureza aproveita tudo. Folhas secas, dejetos de animais (coco e xixi), animais mortos, são transformados, naturalmente, em alimentos para plantas, que com o auxílio das chuvas, são levados para debaixo da terra, transformando-os em alimentos para as plantas,mas este processo não acontece de um dia para o outro. Cada material tem o seu tempo de decomposição (apodrecimento).
O reaproveitamento de objetos também é uma forma de reciclar. Quanto mais reciclarmos, menos teremos que tirar da natureza. Assim, estaremos colaborando para a preservação dos recursos naturais."


"Ser ambientalmente responsável é assumir o compromisso permanente de cuidar do meio ambiente e respeitá-lo, vivendo de forma sensível, racional e consciente do enorme valor que tem cada forma de vida do Planeta" (Berenice Gehlen Adams).
www.rts.org.br/entrevistas/entrevistas-2009/berenice-gehlen-adams-educadora-ambiental/

3 comentários:

  1. Ele é bom para salvar o mundo, o Planeta Terra e tranformar a diferença e povar não jogue o lixo nas ruas...
    Bárbara 4 anoB centro

    ResponderExcluir
  2. YASMIN:eu achei que nós devemos cuidar da natureza não jogando lixo na escola,nem nas ruas etc Cecilia:eu achei muito interesante,pois nós devemos cuidar do meio ambiente
    4ANOC-CENTRO

    ResponderExcluir
  3. Vamos preservar o meio ambiente não vamos jogar lixo no lugar errado e vamos ajudar a preserva o mundo do aquecimento global

    Gabriel e Danilo 4 ano C

    ResponderExcluir